Sistema Digestório

Detecção de fibrose no fígado com tomografia computadorizada: avaliação de textura

A avaliação de fibrose por métodos quantitativos tem sido um grande atrativo para radiologistas abdominais. No entanto, as técnicas disponíveis geralmente são dependentes de equipamentos acoplados a um aparelho de ultrassonografia (US) ou ressonância magnética (RM), por meio da elastografia, tendo normalmente um custo elevado. A própria análise da fibrose com elastografia transitória (Fibroscan) é também dependente de equipamento dedicado e com custo elevado.
Recentemente, uma técnica de análise de textura do parênquima hepático com uso de tomografias computadorizadas (TC) convencionais foi descrita. Esta técnica é feita por meio de um software dedicado e comercialmente disponível. Ela possibilita a avaliação de vários elementos de textura que podem ser explorados nas imagens como entropia, kurtosis e skewness, por meio de análises matemáticas.
Os autores avaliaram 289 pacientes adultos com graus variados de fibrose (predominantemente Vírus C, esteatohepatite e álcool), juntamente com 77 pacientes sem fibrose (potenciais doadores de rim). Os resultados foram bem interessantes, sendo comparáveis aos métodos mais estudados descritos acima. Na diferenciação de pacientes normais versus qualquer grau de fibrose, a área abaixo da curva (AAC) variou entre 0,74 e 0,78). Para pacientes com fibrose avançada / cirrose (F4) versus os outros graus, a AAC variou entre 0,76 e 0,87.
Em conclusão, este é o trabalho mais recente utilizando a análise de textura por TC, mostrando resultados interessantes. O grande atrativo da técnica é que não é necessário nenhuma aquisição especial ou mesmo aparelho de alto custo, podendo ser feito em qualquer aquisição de tomografia.

Autores: Lubner MG, Malecki K, Kloke J, Ganeshan B, Pickhardt PJ.

Referência bibliográfica: Abdominal Radiology. Springer US; 2017 Mar 15;36:1–10.

Link para o PubMed: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28314916

0 comentário em “Detecção de fibrose no fígado com tomografia computadorizada: avaliação de textura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: