Musculoesquelético

Técnicas de dupla energia para avaliação do sistema musculoesquelético

O uso de técnicas de aquisição de dupla energia (DE) em Tomografia Computadorizada (TC) tem se tornado cada vez mais frequente em publicações e mesmo em aulas de congressos. Atualmente, todas as principais fabricantes de aparelhos possuem algum método de adquirir as imagens de TC com DE, sendo por meio de tubos separados, mudança rápida na Kilovoltagem do tubo de raios X, detectores “sanduíches” sensíveis a energias diferentes ou mesmo aquisições separadas.
O artigo demonstra de maneira bem interessante todas as principais aplicações de DE disponíveis para avaliação do sistema musculoesquelético.
Dentre elas, encontram-se métodos mais conhecidos e descritos desde as primeiras aplicações dos aparelhos, como detecção e caracterização de depósitos de ácido úrico em gota e técnicas para redução de artefatos determinados por materiais metálicos com a mudança da energia.
São descritas, ainda, técnicas interessantes para avaliação de edema da medula óssea e melhor caracterização de fraturas, avaliação de colágeno e estruturas relacionadas (como ligamentos, discos intervertebrais e tendões), análise de densidade mineral dos ossos, melhor detecção de metástases e mesmo uso de técnicas de avaliação de iodo (com ênfase em artro-TC).
Em resumo, é um artigo bem completo e recomendado para aqueles que estão começando a usar o aparelho, que já têm alguma experiência ou mesmo para quem deseja conhecer as possibilidades.

Autores: Mallinson PI, Coupal TM, McLaughlin PD, Nicolaou S, Munk PL, Ouellette HA.

Referência bibliográfica: Radiology. 2016 Dec;281(3):690–707.

Link para o PubMed: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27870622

0 comentário em “Técnicas de dupla energia para avaliação do sistema musculoesquelético

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: