Procedimentos Intervencionistas

Artigo descreve as indicações e formas de abordagem intervencionista para tratamento do tromboembolismo venoso

O tratamento endovascular evoluiu de forma progressiva nas últimas décadas, tornando-se importante ferramenta na abordagem dos pacientes com trombose venosa profunda e embolismo pulmonar. As terapias endovasculares por cateter possibilitam a infusão dirigida do trombolítico, podendo ser complementada por trombectomia mecânica, angioplastia ou stenting. Essas condutas combinadas ou aplicadas isoladamente têm demonstrado redução nas complicações pela síndrome pós-trombótica. O artigo apresenta os principais elementos para a adequada seleção dos pacientes e estratificação de risco, além de discutir as principais formas de intervenção, como a anticoagulação sistêmica, meias de compressão elástica, filtro de veia cava inferior, trombólise dirigida, angioplastia, trombectomia, trombólise por ultrassonografia dirigida por cateter. Há perspectiva de que o refinamento destas técnicas trará cada vez mais benefícios na redução da morbimortalidade dos fenômenos tromboembólicos.

Autores: Jarrett H, Bashir R

Referência bibliográfica: American Journal of Roentgenology. 2017;208: 891-906

Link para o PubMed: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28225642 

Obs.: A versão completa deste artigo pode ser acessada pelo Espaço do Associado do CBR, devido à parceria entre o Colégio e a American Roentgen Ray Society (ARRS).

0 comentário em “Artigo descreve as indicações e formas de abordagem intervencionista para tratamento do tromboembolismo venoso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: