Pediatria

Ultrassonografia pediátrica no trauma: “FAST” nem sempre é a melhor

Os autores deste estudo avaliaram prospectivamente cerca de 925 pacientes pediátricos hemodinamicamente estáveis e randomizaram os mesmos para o uso de ultrassonografia “FAST” ou não para avaliar o desfecho dos mesmos durante a estadia no hospital.

Um dos aspectos interessantes foi analisar o uso da solicitação de tomografia computadorizada após o FAST, interesse importante, uma vez que se tratavam de pacientes pediátricos.

Ao contrário do que se esperava, não se observou alteração significativa ente os grupos quando se avaliou alterações em relação a diagnósticos errados, tempo de estadia hospitalar ou mesmo custos hospitalares.

Além disso, a solicitação de tomografia computadorizada pelos médicos não se modificou muito no grupo de pacientes que usou o “FAST” em relação ao grupo controle. Mesmo que houvesse mudanças significativas na percepção de risco dos pacientes pelos médicos, ainda sim a tomografia era solicitada. Para se ter um exemplo, mesmo nos pacientes de menor risco estimado pelos médicos (< 1% de chance de lesão abdominal), a solicitação de tomografia computadorizada ainda foi realizada em 28% destes.

No final, apesar do trabalho não mostrar um benefício nítido da ultrassonografia “FAST” nestes pacientes, os autores acreditam que se realizem mais trabalhos e uma melhor avaliação do método para entender suas limitações e eventuais benefícios.

Autores: Holmes JF, Kelley KM, Wootton-Gorges SL, Utter GH, Abramson LP, Rose JS, Tancredi DJ, Kuppermann N

Referência bibliográfica: JAMA; 2017 Jun 13;317(22):2290–7

Link para o PubMed: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28609532

0 comentário em “Ultrassonografia pediátrica no trauma: “FAST” nem sempre é a melhor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: