Sistema Urogenital

Subtipos de Gleason e detecção de lesões da próstata: todos são iguais?

Neste excelente artigo, os autores avaliaram pacientes com ressonância magnética de próstata multiparamétrica (RMmp) e espécimes de prostatectomia radical em 22 pacientes, com 83 focos tumorais, avaliando todos os substitutos de Gleason, particularmente aqueles do tipo Cribiforme versus outros padrões.

O que eles identificaram é que este padrão específico, o Cribiforme, possui uma visualização pior pela RMmp do que os outros, sendo identificado em cerca de 36% das vezes pelo método quando maiores que 0,5cm, sendo que os outros subtipos foram positivos entre 77% e 90% dos casos. Este foi um dos aspectos mais importantes deste trabalho, mostrando uma significativa limitação do método (RMmp) não destacada em outros trabalhos. É importante notar que especialmente este subtipo possui um prognóstico pior que os demais padrões, sendo que sua detecção é importante.

Outros aspectos interessantes foram a grande limitação do método em tumores menores que 0,5cm (não identificados) e a importância da presença de padrão de Gleason 4 na visualização destes tumores, destacando-se que a porcentagem deste padrão não mostrou alteração na identificação (não importa se o tumor tenha 30% ou 70% de padrão 4 na amostra).

Em conclusão, o artigo mostra a limitação do padrão Cribiforme na utilidade da RMmp e expõe a importância de se manter a biópsia randomizada junto com a direcionada pelo método por enquanto.

Autores: Truong M, Hollenberg G, Weinberg E, Messing EM, Miyamoto H, Frye TP

Referência bibliográfica: J Urol. 2017 Feb 3. pii: S0022-5347(17)30197-0

Link para o PubMed: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28163032

0 comentário em “Subtipos de Gleason e detecção de lesões da próstata: todos são iguais?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: