Outras

Qual a melhor maneira de se medir a aorta tratada de maneira endovascular no seguimento

Este trabalho tem uma ideia muito interessante, que se acredita ser particularmente difícil na prática clínica da Radiologia vascular: a mensuração do saco aneurismático. Por ser muitas vezes tortuoso e irregular, algumas vezes pode ser complicado mensurar na região ideal, tornando a medida e a reprodutibilidade da mesma complicada.

Os autores avaliaram retrospectivamente cerca de 160 pacientes com endopróteses para tratamento de aneurismas na aorta torácica e fizeram a análise para verificar qual medida era mais fidedigna para o acompanhamento. Eles utilizaram medidas nos planos axial, coronal e sagital, medida no plano perpendicular verdadeiro da aorta e medidas de volume do saco aneurismático e da aorta em alguns pontos de interesse.

Uma das coisas que chama atenção no trabalho é que as medidas foram feitas por técnicos/biomédicos, algo que é feito de maneira habitual no serviço.

O trabalho mostrou resultados interessantes, com correlação excelente em praticamente todas as medidas utilizadas, sendo 2D ou mesmo volumétricas, sendo variações interobservador encontradas em 2-3% para as primeiras e 4-12% para as últimas. Em particular, a medida do eixo perpendicular verdadeiro da aorta obteve resultados excelentes, assim como o volume aórtico entre as artérias renais e a bifurcação ilíaca.

Eles ainda fizeram uma análise de subgrupo de pacientes para verificar a acurácia de predição de endoleaks com o aumento do saco aneurismático, verificando que elevações de 5% nestas mensurações estão relacionadas a sensibilidades e especificidades ótimas, calculadas em 64,3% e 81,7% para o diâmetro perpendicular, e 57,1% e 63,5% para o volume.

Autores: Boos J, Brook OR, Fang J, Temin N, Brook A, Raptopoulos V

Referência bibliográfica: Radiology. 2017 Aug 8;:161424–10.

Link para o PubMed: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28787262

0 comentário em “Qual a melhor maneira de se medir a aorta tratada de maneira endovascular no seguimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: