Sistema Digestório

Diretrizes de RM para neoplasias do reto: recomendações atualizadas do ESGAR 2016

Estas diretrizes foram recém-publicadas na Europa para avaliação da neoplasia primária do reto com o uso da ressonância magnética. Estas novas diretrizes são uma atualização das anteriores de 2012. O consenso envolveu 14 especialistas europeus que avaliaram cerca de 246 itens considerados relevantes ao procedimento. Para qualquer destes itens serem considerados apropriados, teria de conseguir uma concordância superior a 80% entre os especialistas. Se o item tivesse uma aceitação inferior a 80%, ele seria considerado incerto.

As recomendações são bem amplas, envolvendo desde o tipo de máquina a ser utilizado, o preparo do paciente (de forma interessante não foi atingido consenso no uso de antiespasmódicos), sequências e angulações das imagens a serem utilizadas (aqui foi incluída a difusão, com valores de b > 800 – perfusão e imagens pós-contraste ainda não são recomendadas na rotina), a performance das diversas técnicas de RM (T2, difusão, etc., e onde devem ser utilizadas) e finalmente a incorporação de um laudo estruturado, disponível no final do documento.

O artigo é uma referência bastante relevante para todos que lidam com o método, sejam eles iniciantes (e o documento pode ser o ponto de partida), ou mesmo para pessoas com mais experiência (para discutir as recomendações e criticar eventuais aspectos discordantes).

Autores: Beets-Tan RGH, Lambregts DMJ, Maas M, Bipat S, Barbaro B, Curvo-Semedo L, Fenlon HM, Gollub MJ, Gourtsoyianni S, Halligan S, Hoeffel C, Kim SH, Laghi A, Maier A, Rafaelsen SR, Stoker J, Taylor SA, Torkzad MR, Blomqvist L

Referência bibliográfica: Eur Radiol. European Radiology; 2017 Oct 17;23(Suppl 1):1–11.

Link para o PubMed: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29043428

0 comentário em “Diretrizes de RM para neoplasias do reto: recomendações atualizadas do ESGAR 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: