Segurança do paciente

Segurança da Ressonância Magnética em pacientes portadores de dispositivos cardíacos

Nesse estudo “corajoso”, os autores investigaram a segurança de dispositivos cardíacos na Ressonância Magnética (RM) de 1,5T, sejam eles marcapassos (58%) ou mesmo cardioversores/desfribiladores implantáveis (42%).

Elas já haviam publicado algumas vezes os resultados com os primeiros pacientes, incluindo neste estudo final 1.509 pacientes de forma prospectiva e não randomizada. Estes pacientes tinham uma indicação clínica de RM e usavam dispositivos que não eram considerados totalmente seguros pelo FDA.

Estes pacientes fizeram um total de 2.103 exames de RM, que eram supervisionados por uma enfermeira especializada, com acesso imediato a um eletrofisiologista, se necessário (maioria dos exames) ou mesmo com um eletrofisiologista.

No presente estudo, apenas oito pacientes tiveram um efeito imediato na RM, em nove exames, relacionado a um power on reset, que foi transitório em sete pacientes e permanente em apenas um, no qual o aparelho estava com a bateria no fim da vida (e teve de ser trocado).

Não houveram alterações significativas de longo termo após o exame, mostrando uma segurança na realização de RM nestes pacientes.

Deve-se ter em mente que é sempre necessário ter uma equipe preparada, com programação adequada do aparelho, além de aparelho externo de backup, no caso de pacientes que são totalmente dependentes destes dispositivos.

Autores: Nazarian S, Hansford R, Rahsepar AA, Weltin V, McVeigh D, Gucuk Ipek E, Kwan A, Berger RD, Calkins H, Lardo AC, Kraut MA, Kamel IR, Zimmerman SL, Halperin HR.

Referência bibliográfica: N Engl J Med. 2017 Dec 28;377(26):2555-2564

Link para o PubMed: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29281579

0 comentário em “Segurança da Ressonância Magnética em pacientes portadores de dispositivos cardíacos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: