Musculoesquelético

Acurácia da medida da atenuação em exames de Tomografia Computadorizada na diferenciação entre enostoses e metástase

O achado de uma lesão óssea focal em um paciente oncológico é sempre relevante, uma vez que o diagnóstico de uma metástase óssea pode ter impacto no tratamento do paciente. As enostoses são lesões ósseas focais benignas frequentemente encontradas em exames de imagem. Os autores do estudo utilizaram a medida da atenuação em exames de Tomografia Computadorizada para diferenciar metástases ósseas escleróticas de enostoses em pacientes com e sem história de tratamento pregresso. Utilizando os valores médio e máximo das unidades Hounsfield da região de interesse, os autores demonstraram que o valor de atenuação média da lesão tem melhor acurácia e que em pacientes com história de tratamento pregresso a medida da atenuação tem menor acurácia do que naqueles virgens de tratamento. Com valores de corte de 885 UH para a média de atenuação, os autores tiveram acurácia de 91,7% e 81,7% para diferenciar enostoses de lesões metastáticas tradadas e não tratadas, respectivamente.
O artigo conclui que a medida de atenuação é útil para auxiliar no diagnóstico de uma lesão óssea focal esclerótica em paciente oncológico, devendo-se atentar para a menor acurácia nos pacientes com antecedente de tratamento.

Autores: Stacey M. Elangovan and Ronnie Sebro

Referência bibliográfica: American Journal of Roentgenology. 2018;210: 615-620.

Link para o PubMed: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29323547

0 comentário em “Acurácia da medida da atenuação em exames de Tomografia Computadorizada na diferenciação entre enostoses e metástase

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: