Sistema Digestório

Guidelines para avaliação do Carcinoma Hepatocelular – EASL 2018

Este é o guideline mais recente para avaliação de Carcinoma Hepatocelular (CHC) da Associação Europeia para Estudos de Doenças Hepáticas (EASL).

Apesar do texto tratar de todos os aspectos sobre o manejo dessa neoplasia, ela também traz as recomendações mais recentes sobre o screening e o diagnóstico por imagem desses pacientes. Eles recomendam como screening apenas o US a cada 6 meses, destacando a falta de um marcador sérico confiável.

O uso da imagem no diagnóstico (caracterização) de lesões identificadas no screening segue praticamente o mesmo que é descrito em outras diretrizes clínico/cirúrgicas, ou seja, nódulos < de 1 cm devem ser seguidos por US. Porém, de 4 em 4 meses e aqueles > de 1 cm devem realizar algum tipo de imagem dinâmica, principalmente TC ou RM, sendo que o US com contraste ainda não entrou no algoritmo como primeira opção, sendo reservado seu uso apenas em lesões não caracterizadas como CHC num primeiro método. Apesar de eles descreverem os aspectos de RM com contraste hepatoespecífico para o diagnóstico das lesões no algoritmo, a fase hepatobiliar não entra como fator na caracterização de CHCs.

No final, ocorreram poucas mudanças nas diretrizes gerais para o screening e diagnóstico por imagem das lesões em relação aos guidelines anteriores (principalmente do Ocidente). O LI-RADS é mencionado neste guideline, porém suas diretrizes de caracterização e seguimento não são muito descritas.

No final, vale a pena observar outros conceitos também, como indicação de transplante, ressecção, quimioterapia e radioembolização e outros métodos de tratamento clínico/cirúrgico/intervencionista.

Um detalhe importante para radiologistas entusiastas de café é que neste guideline seu uso é incentivado em pacientes cirróticos como meio de prevenir o desenvolvimento de CHC.

Autores: Galle PR, Forner A, Llovet JM, Mazzaferro V, Piscaglia F, Raoul JL, Schirmacher P, Vilgrain V. – European Association for the Study of the Liver. Electronic address: easloffice@easloffice.eu; European Association for the Study of the Liver.

Referência bibliográfica: J Hepatol. 2018 Apr 5.

Link para o PubMed: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29628281

0 comentário em “Guidelines para avaliação do Carcinoma Hepatocelular – EASL 2018

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: