Sistema Digestório

Papel da Colangio-RM (CRM) e US endoscópico (USE) para identificação de causas de pancreatite em TCs normais

Este prospectivo avaliou pacientes com diagnóstico clínico-laboratorial de pancreatite e tomografias negativas em pacientes sem causa aparente para o processo. Eles estudaram 65 pacientes com este perfil com Colangio-RM e Ultrassonografia Endoscópico após uma tomografia negativa para identificar causas da pancreatite.

Dos pacientes, cerca de 47,7% tiveram uma causa de pancreatite identificada, sendo que coledocolitíase foi observada em 25 pacientes, pâncreas divisum em três, neoplasia pancreática em um e IPMN em dois. Eles ainda avaliaram causas “possíveis” de pancreatite como colelitíase, sem cálculo no colédoco e anormalidade estrutural como junção pancreatobiliar anômala (JPBA), pâncreas anular e coledococele.

No geral, o USE identificou melhor a presença de cálculos no colédoco e mesmo uma pequena lesão tumoral em relação a CRM, tornando um método mais efetivo e útil em pacientes com pancreatite e TC negativas. Apesar de a CRM ter observado melhor a possibilidade de pâncreas divisum e JPBA, seu papel foi considerado menos relevante, em particular porque esta última situação tem um papel mais controverso na gênese da pancreatite.

Autores: Kim DB, Paik CN, Song DS, Kim HA, Kim YJ, Lee JM, Hwang SS

Referência bibliográfica: Pancreas. 2018 Oct;47(9):1165-1171

Link para o PubMed: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30142119

0 comentário em “Papel da Colangio-RM (CRM) e US endoscópico (USE) para identificação de causas de pancreatite em TCs normais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: